Cão com 3 patas ajuda menino com síndrome rara a se comunicar

 
Com uma rara condição genética, Owen Howkins, 7 anos, é um menino cujo medo de espaços abertos lhe deixara com receio de sair de casa. Ele sofre da síndrome de Schwartz-Jampel, que faz com que seus músculos fiquem permanentemente tensos, o que o deixava com vergonha de falar com as pessoas. Graças à amizade com o cachorro Haatchi, contudo, o britânico de Basingstoke, Hampshire, superou sua ansiedade e hoje se aventura no mundo exterior. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail.
Haatchi, um pastor-da-anatólia, foi adotado pelo pai do menino, Will Howkins e, como Owen, teve que enfrentar algumas dificuldades. Ele sofreu ferimentos graves ao ser amarrado a um trilho e atropelado por um trem, há cerca de 10 meses. O cão foi encontrado alguns dias depois e teve que ter a perna e o rabo amputados em razão das lesões. A família soube da situação do animal pelo Facebook e resolveu adotá-lo.
"Assim que eles se conheceram, o efeito de Haatchi sobre Owen foi incrível. Antes do cão chegar, ele era praticamente agorafóbico", conta a noiva de Will, Colleen Drummond, que é parte da família desde que Owen tinha 3 anos. "Quando ele entrou na escola, tornou-se mais consciente de ser diferente das outras crianças e se tornou ainda mais retraído", completa.
A condição de Owen requer tratamento regular no hospital, mas a presença do cão fez com que ele tivesse mais facilidade em lidar com isso. Agora, ele se sente diferente em relação a sua síndrome, especialmente após ver o cachorro tomar seus "remédios" - uma mistura de mel de manuka, óleo de salmão e suplementos. "Owen costumava ter medo de estranhos, mas agora quer falar com todos a respeito de Haatchi e sair o tempo todo para mostras caninas. A diferença que notamos nele não pode ser posta em palavras", diz Colleen.
"Owen é incrivelmente ligado a Haatchi, eles são muito apegados um ao outro", conta Will. O cachorro, hoje com 15 meses, completou recentemente a sua formação como "bicho de estimação de terapia". Em breve, ele visitará soldados com membros amputados feridos no Iraque e no Afeganistão, além de crianças doentes e em fase terminal. O cão chegou a ganhar um prêmio do Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal, por sua história e contribuição aos doentes, e comparecerá ao evento Animal Action Awards na próxima semana.

F: terra

Category: 0 comentários

Filhote de cachorro com 40 gramas pode ser o menor do Reino Unido

Mini tem uma semana de vida e parece pequena sobre um iPhone.
Seus seis irmãos têm pelo menos o triplo de seu tamanho, diz a dona.


Um filhote de cachorro que nasceu com menos de 40 gramas pode ser considerado o menor do Reino Unido. O cãozinho é uma fêmea, chamada Mini, fruto de um cruzamento das espécies yorkshire terrier e chihuahua.
Quando o bebê é comparado com um iPhone, o telefone parece grande – um modelo 4S, por exemplo, tem 140 gramas. Ao nascer, o animal não pesava mais que um ovo e muitos achavam que ele não sobreviveria. Seus cinco irmãos e sua irmã têm pelo menos o triplo do seu tamanho.
Cachorro iphone (Foto: Daily Mail/Reprodução)Deitada sobre um iPhone, a cadelinha Mini parece ainda menor (Foto: Daily Mail/Reprodução)
A dona de Mini, Emma Williams, que vive no condado de Dorset, no sudoeste da Inglaterra, tem se dedicado ao filhote com uma alimentação especial para que ele ganhe peso. Além do leite da mãe, Bella, a bebezinha toma uma fórmula de leite a cada duas horas, por meio de um tubo.
saiba mais
 
Agora, com uma semana de vida, a fêmea está com quase 54 gramas e já pode ficar junto dos irmãos. O peso normal de um cachorro ao nascer é de 127 gramas, podendo chegar até quase 7 quilos na idade adulta.
Atualmente, os irmãos de Mini estão com mais de 125 gramas e ganham quase 30 gramas por dia, enquanto a menorzinha adquire menos de 3 gramas. O veterinário do filhote acha que ele alcançará, no máximo, 1,5 quilo quando adulto.
Como Mini foi a segunda a nascer, a dona diz que achava que o primeiro é que era grande demais. Logo depois do parto, os irmãos começaram a desprezar a pequena. Emma pretende vender a ninhada assim que todos estiverem saudáveis.
F:http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/08/filhote-de-cachorro-com-40-gramas-pode-ser-o-menor-do-reino-unido.html

Category: 0 comentários